WILLIAM NILSEN: Queen e Trident Studios.

Na sabatina musical desta semana vamos falar da relação do Queen com o Trident Studios.

No filme Bohemian Rhapsody o personagem Ray Forest é uma mistura de 3 executivos da indústria musical e um deles é Norman Sheffield. Em 2013, Sheffield lançou suas memórias pessoais no livro Life on Two Legs. Ele também detalha como Queen foi "descoberto" e gerenciado por ele mesmo e a Trident, e a preparação para Freddie Mercury escrevendo Death on Two Legs, que abre o álbum “Night of the Opera”, " (O "dedicado a ..." ele).
Que banda era o Queen, na visão de Sheffield?
O Queen e Sheffield tiveram uma relação tumultuosa cheia de reviravoltas, idas e vindas, provações e tribulações, escândalos e rumores que levou à uma separação amarga.

Eu estava sentado no meu escritório um dia, em 1971, quando recebi um telefonema do meu irmão Barry para descer ao estúdio. '“Norman, desce aqui e venha escutar algo”, disse ele.
John Anthony, A & R do Trident Studio, tinha descoberto uma banda chamada Smile.
John pediu sua demo. Era cru, mas definitivamente havia algo lá.
Eu tinha aberto Trident Estúdios, em 1968, no Soho.
Roger Taylor era um garoto muito bonito, com longos cabelos loiros e charme. Brian May era alto, com uma juba de cachos e um pouco introvertido, mas claramente muito inteligente. O baixista John Deacon, também era uma personalidade tranquila.
Eu poderia dizer imediatamente que o quarto membro ia ser o ponto de Atração.
Seu verdadeiro nome era Farokh Bulsara. Ele nasceu em Zanzibar e educado na Índia. A família havia imigrado para a Inglaterra quando ele era um adolescente. Ele tinha ido para a Ealing Art College para estudar arte e design gráfico. Ele também era um talentoso cantor e pianista.
Quando ele entrou na banda, ele imediatamente deu-se um mais rock 'n' roll a banda, seu nome artístico era Freddie Mercury.
Ele era encantador, agiu um pouco tímido e reservado, por vezes, e falou com uma voz bastante elegante, educado. Quando ele relaxou ele tinha um senso muito forte de humor e falava a cem quilômetros por hora.
Queen acabou por ser tão bom - e exigentes - como tínhamos previsto. As coisas tinham que ser cem por cento certo, caso contrário não estariam felizes.
Estavam certos em abandonar o nome Smile, mas Eu quase engasguei com meu café quando ouvi o seu novo nome.
O Nome da banda não estava em negociação. Eu concordei em oferecer ao Queen, como batizado deles, uma espécie de arranjo.
Houve momentos em que o estúdio estava vago, geralmente umas duas horas nas madrugadas.
Então nós dissemos: 'Vamos dar-lhe esse tempo de inatividade no estúdio para ver o que vocês podem fazer.
Eles acabaram por ser tão bom e exigente - como tínhamos previsto.
As coisas tinham que ser cem por cento certos, caso contrário não seriam felizes. Eles passavam dias e noites trabalhando nas harmonias.
Trabalhavam nos mínimos detalhes. Eles começam a gritar, e brigar e atirando coisas uns nos outros. Às vezes, eles pareciam que iam explodir em poucos minutos, mas em outras vezes eles entravam em harmonia rapidamente. Em outras vezes ficavam sem se falar por um ou dois dias. Mas eles sempre se entendiam. Pois para Eles não era pessoal, era sobre o trabalho.
"Nunca houve uma dúvida, querido, nunca", ele diria que com uma onda de imperiosa de sua mão.
O título de seu primeiro álbum era simplesmente QUEEN. Eles passaram dias discutindo sobre o encarte do álbum. A Capa havia uma única imagem de Freddie no palco, com dois refletores no fundo. Na contra capa uma colagem com fotografias dos membros da banda.
Freddie tinha dirigido a todos para distração da contra capa e se preocupar sobre se ele parecia bastante lindo na capa.
Até o final do ano, eles estavam na estrada abrindo os shows para o Mott the Hoople, mas o Queen estava tomando o lugar dos protagonistas ganhando mais aplausos do que os headliners.
Eles foram convidados a ir para a Austrália para um show, quando Brian de repente desenvolveu uma febre muito alta. O braço dele tinha inchado até o tamanho de uma bola de futebol e os médicos diagnosticaram gangrena.
Havia a possibilidade de amputar. Felizmente, a crise diminuiu e ele foi autorizado a voar.
Em sua primeira turnê pela América, a saúde de Brian estava se deteriorando. Nossos piores temores foram confirmados quando os médicos anunciaram que ele tinha hepatite.
O resto da turnê teve que ser cancelada.
Foi um desastre, profissionalmente e pessoalmente. Então, quando eles voltaram para Londres, em agosto, ele tinha que ter uma operação de emergência para uma úlcera.
Mas em 11 de outubro de 1974, EMI coloca no mercado o single Killer Queen, e seu terceiro álbum, Sheer Heart Attack.
Dentro de algumas semanas os meninos tinham chegado aonde eles mais queriam - primeiro lugar na Parada de sucesso No. 1 dos singles.
O Queen pegou a estrada novamente, desta vez como o artista principal, ficou claro que eles estavam à beira de ser um grande sucesso.
Quanto mais adulação Freddie recebeu no palco, mais ele se dedicou para trabalhar nos bastidores.
A turnê chegou ao fim no famoso Rainbow Theatre, em Londres.
Quanto mais bem-sucedido que se tornou, mais agitado o Queen estava quando o assunto era sobre dinheiro. Uma das discuções mais acalorados veio quando John se casou. Na preparação para o casamento, ele solicitou me a quantia de £ 10.000 (cerca de £ 90.000 em valores de 2013) para ele comprar uma casa. Eu não reagi muito bem, e neguei o adiantamento.
Então, Freddie exigiu um piano de cauda. Quando eu recusei, ele bateu com o punho na minha mesa. "Eu tenho que compor em um piano de cauda", disse ele.
Norman J Sheffield: No momento em que eu percebi que as coisas estavam muito mal já era tarde demais.
Eu não estava sendo cruel.
Sabíamos que havia uma enorme quantidade de dinheiro investido no caminho de sucesso do Queen.
Expliquei-lhe que parte do investimento já havia retornado, mas a grande e a maior parte do que tinha sido investido ainda não tinha chegado.
"Mas nós somos estrelas. Estamos vendendo milhões de discos”, disse Freddie.
E eu ainda estou vivendo no mesmo apartamento, que morei nos últimos três anos.
A quantidade de dinheiro que tinha investido na banda era enorme.
Tínhamos pagado a eles os equipamentos e salários logo no início e continuamos a derramar dinheiro para eles por quatro anos.
O fato de a banda devia a Trident perto de £ 200.000 (£ 1.750.000 hoje) não parecia sensibilizar Freddie.
Lembro-me da conversa:
“O dinheiro virá em dezembro, disse eu”. ”Então, espere”.
Então veio uma frase que ele faria famoso em todo o mundo nos próximos anos, embora ninguém tivesse sabido onde ela nasceu.
Freddie bateu os pés e levantou a sua voz: "Não, eu não estou preparado para esperar mais. Eu quero tudo. Eu quero isso agora.”.
No final de 1975 eu estava ouvindo que eles estavam fazendo todos os tipos de comentários depreciativos sobre a Trident. Então ouvi uma faixa de A Night At The Opera chamada Death On Two Legs. A abertura de duas linhas resumiu o que estava por vir:
"Você chupa meu sangue como uma sanguessuga / você quebra a lei e violação", então, “Você sente vontade de se suicidar”? ele continuou, "eu acho que você deve".
Era algum tipo de desagradável ódio de Freddie para comigo.
Logo Bohemian Rhapsody seguiu para o topo das paradas do Reino Unido e ficou lá durante nove semanas.
Um momento agridoce, ele veio com a notícia que estava começando a vazar: o fim do contrato entre a Trident e o Queen.
Nós deveríamos ter conversado mais.
E eu deveria ter sido mais atento aos seus sentimentos.
No momento em que eu percebi que as coisas estavam muito mal, já era tarde demais.
Em março de 1977 a empresa estabeleceu com a banda para a venda de todos os seus direitos futuros, os direitos aos antigos álbuns e da liquidação da dívida gestão.
O sonho de Freddie finalmente se tornou realidade e ele se tornou um homem muito rico. Quando ele morreu, ninguém estava mais triste do que eu.
Ele pode ter sido um monstro de lidar, mas ele também era um gênio.

Norman Sheffield (25 de setembro de 1939 - 20 de junho de 2014)
William Nilsené articulista e escreve todo sábado as 9:28(+ou-) nesta coluna e tem um Blog: https://wnilsen.blogspot.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário