WILLIAN NILSEN: Freddie Mercury, Mary Austin e a loja Biba

Na Sabatina Musical desta Semana, continuamos a falar de Freddie Mercury, Mary Austin e a Loja Biba.
Depois de fundar um lendário refúgio da Swinging London no final dos anos 60 - Barbara Hulanicki, Diretora e estilista de Biba lembra em seu livro “Seamless from Biba: A Life in Design”: - em 1973 abrimos um empreendimento muito maior, o “Big Biba”, em uma antiga loja de departamentos de sete andares, com o Rainbow Room para concertos - os New York Dolls foram os primeiros a tocar lá.
Estávamos preocupados que o som do local incomodasse os vizinhos, mas Freddie Mercury, do Queen, nos deu ótimos conselhos sobre como obter proteção acústica usando Plantas e Painéis nas saídas do Roof Gardens que abafavam o som de dentro para fora, para que a cidade não nos incomodasse quando tivéssemos festas.

Por esse trabalho Freddie Mercury, recebeu vale compras da Biba, e comprou vários itens de decoração, perfumes e também roupas incluindo uma camiseta azul que ele usou no dia do show do New York Doll e que depois foi fotografado por Brian durante a gravação de A Nigth at the opera na Fazenda Ridge. (Foto 1).

Apresentações da New York Dolls em 1973 anunciariam uma enorme mudança na cultura musical e na moda nos próximos anos, à medida que o movimento punk chegasse varrendo a década de 1970. Eles foram uma grande influência para muitas bandas britânicas e americanas punk, glam e metal durante os anos 80 também.

Neste show estavam David Bowie, Iggy Pop, Mick Jagger, Paul Mc McCartney, Ron Wood, Marc Bolan e a estrela em ascensão Freddie Mercury.

A decoração do restaurante foi feita pela Graphic Design Kasia Charlo que também era responsável pela revista da Biba e desenhou Mary Austin - Na capa está a bem conhecida foto da equipe de Biba (foto 2). Abaixo está um pequeno desenho de Mary Austin, que ficava no balcão de informações. Eu tive que fazer um desenho rápido dela, sem tempo para fotos, então eu corri para baixo para fazer um esboço rápido (foto 3). Eu não tinha ideia de quem ela era, então alguém a apontou para mim. Mary Austin era a namorada de Freddie Mercury que estava apenas começando com sua banda Queen e ele costumava passear com Mary e o público de Biba. Nós nos lembramos de vê-lo nos pubs locais, ele era um homem pequeno, mas eu sempre me lembro dele maior quando ele ficou famoso com o Queen. Claro que só anos depois nós fizemos a conexão sobre quem ele era.
"Depois deste show os garotos - Mick Jagger, David Bowie e Freddie Mercury - se tornaram visitantes regulares, nós colocamos sofás para que eles tivessem um lugar para sentar", relembrou Barbara Hulanicki.

Falando à revista THEGAYUK em 2015, Barbara revelou que nos primeiros tempos de sua empresa, “… atraiu alguns clientes muito especiais, incluindo Freddie Mercury, que adorou as maquiagens da marca." Barbara revela que o cantor icônico estava namorando sua promotora de loja, Mary Austin. Mary Austin ficou conhecida como a namorada de Freddie Mercury. Ela ficou com a maioria de seus bens quando ele morreu de doenças relacionadas à AIDS em 1991.
Bárbara explica que um dia ela encontrou Mary muito perturbada e chorando no banheiro e quando perguntei qual era o problema, ela me disse que Freddie havia confessado suas preocupações sobre sua sexualidade, Freddie não sabia se ele seria gay ou hetero." Tempos depois soube que Mary mudou-se de Holland Park, mas continuou a amizade com Freddie.

William Nilsen escreve todo sábado nesta coluna a e tem um blog: https://wnilsen.blogspot.com/




Nenhum comentário:

Postar um comentário