WILLIAM NILSEN: Queen no estádio do Morumbi em 1981

Há 38 anos o Queen fazia seu primeiro show em território Brasileiro. Eu era na época Presidente do Fan Club do Queen no Brasil. E o que posso contar é que São Paulo há dias estava em êxtase por esse momento, com o Queen sendo tocado nas rádios e toda a mídia em cima do qual seria um dos maiores shows concertos da década no Brasil,
Vou contar como foi a chegada do fan club com cerca de 200 pessoas vestidas de camiseta azul.
20/03/1981 – 14hs; Chegamos em caravana ao Morumbi vestindo a camiseta oficial do Fan Club. Instalamo-nos no portão 3 (gramado), onde já havia algumas pessoas. O ambiente era calmo e só se via gente chegando de todos os lados.
15:00 hs: Um barulho altíssimo de sirenes tomou conta da frente do estádio, mobilizando a todos que se encontravam nas proximidades. Era a uma “Garra” do DOPS seguida de 6 carros (LTD) com buzinas ligadas e em altíssima velocidade. Era a chegada dos campeões ao estádio para o "sound check " do concerto que seria mostrado à cerca de 150 mil pessoas 6 horas mais tarde. Os carros entraram dentro do estádio rápido demais para que pudéssemos tirar boas fotos. Vinte minutos mais tarde, na saída, já estavam mais lentos e graças à ajuda que nos prestaram seus motoristas, conseguimos vê-los muito bem. Roger Taylor até nos ofereceu Coca-Cola (de dentro do carro é claro).
17:00hs: Começa o desespero geral do pessoal, o ônibus da Companhia municipal de ônibus CMTC (que começaram a circular a partir da 15hs no sentido Centro –Morumbi, começam a chegar “enlatado” de gente, e a pressão para que os portões fossem abertos aumentava a cada minuto).
17:30hs: Ao 1° sinal que os portões seriam abertos logo, o pessoal não se conteve em esperar em calma e começaram os empurrões, apertos e desmaios...Nada Grave!
18:00hs: Estão abertos os portões para que o pessoal tomasse seus lugares para assistirem dali 3 horas o maior concerto de rock do mundo com o nosso “Queen”.
18:30hs: Uma vez que conseguimos chegar vivos ao gramado e de frente ao maior palco que nós já vimos em nossas vidas, lá estávamos sentados e inconformados. Não conseguíamos acreditar que tudo aquilo que estava acontecendo fosse verdade.
A noite estava nublada, assim que foi anunciado que o Queen entraria no palco, num passe de mágica o céu ficou limpo
21:00 hs: As luzes do estádio se apagam e isqueiros se acendem na platéia. As placas gigantescas que cobrem o teto de iluminação começam a tomar suas posições no alto do palco. Os degraus luminosos da bateria começam a se erguer. As luzes brancas e ofuscantes nos cegam por alguns segundos e simultaneamente há uma explosão e surgem os primeiros acordes da guitarra de Brian May.A bateria de Taylor causava tremores por todo o estádio. O baixo exótico de John começava a emitir seu som e Freddie entra com sua camisa do Superman e jaqueta preta, dizendo assim aos olhares mais astutos que tinha poderes também , mas um poder em especial, o de entreter todo seu público, Let me Entertain You foi o segundo tema tocado nesta noite que se inicia com a clássica We Will Rock You (fast Version)
Este é o início do 1° concerto do “Queen” no Brasil! e logo depois Freddie nos saudou em português.‘’HELLO SÃO PAULO!TUDO BEM?’’
Sentimos durante todo o show que eles estavam muito emocionados e surpresos, pois eles não esperavam ter tantos fans no Brasil, a ponto de cantarem todas as suas musicas.

Nesse 1° show eles estavam mais reservados e profissionais, pois ainda não conheciam a reação do público brasileiro.

As músicas tocadas foram: Overture, We Will Rock You, Let Me Entertain You, Play The Game, Somebody To Love, I'm In Love With My Car, Get Down,Make Love, Need Your Loving Tonight, Save Me, Now I'm Here/Dragon Attack/Now I'm Here, Fat Bottomed Girls, Love Of My Life, Do You Feel It's Allright/Keep Yourself Alive/Instrumental Inferno/Flash's Theme/The Hero, Crazy Little Thing Called Love, Bohemian Rhapsody, Tie Your Mother Down, Another One Bites The Dust, Sheer Heart Attack, We Will Rock You, We Are The Champions e God Save The Queen.
Damos maior destaque para "Love of My Life", onde o show foi nosso também, tanto que Freddie e Brian pararam para nos aplaudir. Foi simplesmente delirante!

William Nilsen é articulista e esteve nos 2 shows do Queen em 1981




Nenhum comentário:

Postar um comentário